top of page
Estudos Bíblicos
Os Estudos Abaixo estão em formato PDF, clique
no ícone ao lado e façam o download dos estudos.
Se você não tem o Adobe Acrobat Reader Instalado em seu PC, vá no nosso espaço Multimídia
e Baixe de Graça o visualizador.

Estudo 01 - As parábolas que ensinam sobre Deus

Jesus Cristo não falava de si mesmo enquanto homem.  Mas apresentava-se como a realização do propósito nascido no coração de Deus, o Pai, de que todos o homens retornassem para Ele e descobrissem, outra vez, os grandes planos que preparou desde a fundação do mundo.Tal qual as parábolas se valem de coisas do dia-a-dia para nos fazer reconhecer o quanto o Todo-poderoso nos ama. Ele mesmo é uma parábola viva, e por isso, quando começamos a nos relacionar com ele, muda a compreensão que temos acerca de Deus. Passamos a conhece-lo como Jesus nos mostra.  Ver Mais >>

Estudo 02 - Parábolas do Novo Testamento

No novo Testamento as parábolas são utilizadas não apenas por Jesus como também por Paulo, em suas epístolas, assim como por João, no Apocalipse.  Neta lição, veremos alguns dos momentos e dos significados que elas assumem em cada um dos escritos.  Ver mais >>

Estudo 04 - Parábolas que ensinam sobre a humildade e a oração

Jesus ensinou a oração modelo atendendo ao pedido de um de seus discípulos. Porém, seu maior ensinamento a este respeito foi sua própria vida. Os evangelhos registram suas orações ao ser batizado, no deserto, ao escolher seus discípulos, ao multiplicar os pães, na transfiguração e ao ensinar os seus discípulos através de parábolas (Lc 11.1-13). Com a oração-modelo, ou o Pai Nosso, como muitos conhecem, Jesus queria expressar os elementos mais importantes de uma oração.  Depois de apresentar esta inspiração, Jesus, através de uma parábola, ensina como se deve orar: com muita insistência. Ver mais​ >>

Estudo 05 - Parábolas que ensinam sobre a mordomia

Segundo o dicionário, uma das definições para mordomia é a responsabilidade de gerenciar ou administrar a propriedade de uma outra pessoa. Uma das grandes tentações enfrentadas hoje é o extremo materialismo que nos envolve. Somos levados a pensar que o sucesso é ter abundância de bens, quando o sucesso do cristão deve ser avaliado pelo ser ele um cumpridor da vontade de Deus. Jesus deixou através de suas parábolas alguns ensinos que nos fazem refletir. Ver mais >>

Estudo 06 - Parábolas que ensinam sobre a Obediência

Em Mateus 21.28-32 encontramos uma parábola através da qual Jesus nos faz recordar o preço do discipulado.   Um voto de fidelidade e obediência que caracteriza o compromisso e a dedicação de quem desfruta da bênção da vida eterna.

Algumas lições preciosas estão presentes neste texto, que nos ensinam ser impossível ficarmos neutros do Senhor Jesus. Ver mais >>

Estudo 07 - Parábolas que ensinam sobre o perdão

“Pai nosso quem estás nos céus… perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos aos que nos ofendem”… Assim Jesus ensinou os seus discípulos a orar. E ainda completou nos versículos 14 e 15 de Mateus 6: “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também, nosso Pai celestial vos perdoará a vós; se porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas”. Ver mais >>

Estudo 08 - Parábolas que ensinam sobre a vigilância

O cidadão do reino de Deus confronta-se o tempo todo com situações que exigem dele uma tomada de atitude, experimentado uma situação crítica tanto no que diz respeito ao juízo quanto ao seu proceder face às novas demandas da vida cristãs.   Com Cristo são estabelecidos novos padrões sociais, políticos e culturais que derrubam as antigas tradições, mitos e filosofias. Ver mais >>

Estudo 09 - Parábolas sobre o Reino de Deus

João Batista anuncia o início do ministério de Jesus com uma forte proclamação: “Arrependei-vos, por que o reino de Deus está próximo”. Com isto estabelece uma ligação direta com o Antigo Testamento e com os anseios do povo judeu acerca da instauração do reino dos céus entre nós, que traduzia a esperança pelo Messias e o fim das injustiças sofridas.

Ver mais >>

Estudo 10 - Parábolas sobre o relacionamento com Deus

Alguns estudiosos procuram dividir as parábolas em diversos grupos, de acordo com o seu objetivo principal.  Assim encontram-se as parábolas do reino, da graça, da crise, e também as parábolas dos súditos do reino de Deus.  Neste último grupo, encontram-se as parábolas que descrevem situações que exigem daqueles que já tiveram uma experiência pessoal com Deus, tornando-se súditos do reino, uma atitude em resposta: Ver mais >>

Estudo 03 - Parábolas que ensinam sobre a conduta fiel

Fé, além de crença em uma verdade divina independente de provas, pode ser descrita como o compromisso, engajamento, sinceridade, comprometimento a uma causa, um objeto. Conduta fiel significa manter a fé, a perseverança no compromisso assumido para com as coisas de Deus. Jesus deixou algumas parábolas que, ao mostrarem o seu amor e perseverança em buscar e resgatar o pecador, ressaltam a necessidade de uma atitude de fidelidade para com aquele que nos chamou e os alvos que ele propõe para nossas vidas. Ver mais >>

bottom of page