NOSSA HISTÓRIA
A história de nossa igreja teve início quando um pequeno grupo de irmãos ávidos por pregar o evangelho começou a se reunir sob a direção do irmão João Batista Vasconcelos, que a custa de ingentes esforços com sua esposa, construíram um pequeno ponto de pregação da Igreja Batista do Engenho de Dentro, que por ter ampla visão missionária, estabeleceu na velha Maxambomba, a primeira igreja batista na Baixada Fluminense. A organização de nossa igreja aconteceu no dia 24 de setembro de 1922, ano do Centenário da Independência do Brasil, e no mês da Pátria. Foram 48 os membros fundadores da PIB de Nova Iguaçu, tendo como seu primeiro líder espiritual o Pr. Ricardo Pitrowsky, conforme a ata de organização, transcrita abaixo:

"No dia 24 de setembro de 1922, às 15 horas, o irmão Daniel do Carmo deu início aos trabalhos preparativos à organização da congregação Batista de Nova Iguaçu em Igreja, convidando os presentes para cantarem o hino "A Bandeira da Igreja", depois orou a Jesus o irmão J. J. Cowsert.
O Pastor Ricardo Pitrowsky leu alguns versos de I Carta aos Coríntios e fez algumas considerações sobre os mesmos, terminando a parte devocional com o hino "Eis os Milhões". Em seguida foi eleito moderador da sessão o pastor Ricardo Pitrowsky e escolhido para secretário o irmão Carlos Vieira. Foi feito em seguida à chamada dos 48 membros 
demissoriados da Igreja Batista de Engenho de Dentro, em 04 de setembro de 1922. O moderador leu o Pacto das Igrejas Batistas com o qual todos os membros concordaram plenamente. Os representantes das diversas igrejas foram consultados sobre a legalidade da organização, os quais aprovaram. Em seguida foi eleita a primeira Diretoria; Pastor, Ricardo Pitrowsky; Secretários, Otávio de Carvalho e Antônio Alves; Tesoureiro, Angelino Pacheco e Evangelista, Daniel do Carmo. Depois da posse desta diretoria fez a oração de consagração o irmão Julião M. Passos e o Dr. S. L. Ginsburg discursou sobre o assunto "A Missão da Igreja". A inauguração do primeiro templo da igreja se deu no dia 08 de abril de 1923, que serviu a igreja por 29 anos e no dia 31 de dezembro de 1952, a igreja se despediu do seu querido templo antigo e foi inaugurado este templo que hoje nos abriga.
Fundação da PIBNI